top of page
  • Foto do escritorDra.Maria Eugenia Pimenta

Novembro Azul-Prevenção do Câncer de Próstata


Estamos em novembro e assim como foi outubro um mês dedicado a prevenção do Câncer de Mama, novembro é o mês de lembrar a prevenção do Câncer de próstata.

Este blog é para assuntos ginecológicos mas para que minhas pacientes possam orientar seus companheiros e parceiros deixo aqui algumas palavras neste post.

O mais importante é também o rastreamento e a prevenção. portanto aqui vão algumas dicas .

Rastreamento e Prevenção

O rastreamento e detecção precoce do câncer de próstata são feitos através da medida do PSA (ou antígeno prostático específico) no sangue, do toque retal e da biópsia de próstata quando indicada. Existe uma controvérsia grande na realização desses exames de rotina em todos os homens. O rastreamento com PSA e toque retal permitiu aumentar bastante a quantidade de diagnósticos de câncer de próstata mais precoce, mas falhou em demonstrar redução significativa da mortalidade. Esse fato possivelmente ocorre devido ao grande número de pacientes com tumores muito precoces que são diagnosticados e que possivelmente não viriam adesenvolver sintomas do câncer de próstata, e nem vir a falecer em decorrência da doença. Até que novos estudos sejam realizados ou finalizados, recomenda-se que todos os homens entre 50 e 75 anos façam pelo menos a cada 1 a 2 anos exames de rastreamento de câncer de próstata com a dosagem do PSA. Caso exista uma história familiar positiva de câncer de próstata, sugere-se reduzir a idade para 40-45 anos.

O PSA deve ser pedido pelo clínico geral ou urologista.

Para maiores informações visitem o link abaixo


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page