top of page
  • Dra. Maria Eugenia Rondas Pimenta

Anel Vaginal


Você conhece o Anel Vaginal?

O anel vaginal é dispositivo para tratamento hormonal via vaginal.

É um anel de plastico maleável e transparente que tem aproximadamente 5cm de diâmetro e que colocado na vagina libera quantidades de hormônio que agem contínuamente durante o tempo de uso .

No Brasil temos comercializado apenas o NuvaRing pelo Laboratório MSD - Merck Sharp & Dohme.

È um método muito eficaz que oferece 98 a 99% de segurança.

Após colocado o anel não é sentido pela pessoa. A colocação deve ser feita do primeiro ao quinto dia da menstruação e o anel deve permanecer no local por 21 dias.Para retirar o NuvaRing basta inserir o dedo na vagina e puxá-lo. Deverá ser feita uma pausa de 7 dias e um novo anel utilizado por mais 21 dias e assim sucessivamente. Como qualquer método anticoncepcional hormonal tem suas indicações e contra-indicações e efeitos colaterais.

É contraceptivo que contém doses menores de hormônios que a pílula usual, pois age localmente. Por isso, o anel causa menos efeitos colaterais, como náuseas, vômito e inchaço. Outra grande vantagem é que pode ser usado durante todo o mês, evitando as falhas por esquecimento. As contra-indicações do anel vaginal são as mesmas da pílula. O NUVARING® não deve ser usado por mulheres com pressão muito alta, que já tiveram trombose, infarto e câncer de mama e por fumantes com mais de 35 anos.

Portanto, deve ser consultado um ginecologista para explicar e orientar a paciente.

Existem alguns produtos no mundo que são anéis vaginais: ​

Estring - Um anel de liberação de baixa dosagem de estradiol , feito de silicone(elastomer) para tratamento da vaginite atrófica .

Femring - Um anel de liberação de baixa dosagem de estradiol , feito de silicone(elastomer), para o alivio dos fogachos e vaginite atrófica associada a menopausa.

NuvaRing - Um anel contraceptivo de baixa dosagem, feito de polietileno e vinilacetato, que libera etonogestrel( um progestágeno ) e etinilestradiol( um estrogênio ).

Progering - anel vaginal contendo apenas progesterona, existentes apenas no Chile e Peru.

Existem outros anéis vaginais em desenvolvimento.

1.244 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page